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Final de ano: bom período para manutenção preventiva de empilhadeiras

Final de ano: bom período para manutenção preventiva de empilhadeiras

Período de férias e de festas de final de ano pode ser a época ideal para fazer a manutenção preventiva das empilhadeiras. “A manutenção preventiva de empilhadeiras tem como objetivo manter o equipamento sempre em condições de uso, melhorando, assim, não só a vida útil do equipamento, mas também evitando paradas inesperadas e, consequentemente, causando problemas operacionais”, afirma Claudio Henrique Martins, supervisor de vendas da linha industrial da TVH-Dinamica.

Entre os principais itens a serem avaliados, Martins cita as sapatas de freio, cilindros, vaporizadores de gás, óleos e filtros. É importante também verificar o funcionamento do freio de estacionamento e de serviço, da buzina, painel e instrumentos de luzes. “É essencial dispensar atenção especial ao filtro de ar do motor. Um filtro obstruído faz a empilhadeira aquecer, trazendo sérios riscos à motorização do equipamento”, explica.

Durante a operação com a empilhadeira, ele recomenda ainda observar constantemente o nível de combustível. “Evite trabalhar com nível baixo, tanto nas empilhadeiras a diesel como nas movidas a GLP, para que não haja acúmulo de poluentes, prejudicando, assim, o sistema de alimentação”, adverte.

Checagem diária de itens evita paradas imprevistas - Na SM Peças de Empilhadeiras, a manutenção preventiva é fundamental nas operações com empilhadeiras. “Com boa manutenção, evita-se paradas imprevistas, gerando prejuízo na produção, carregamento e movimentação de cargas. São custos desnecessários”, comenta Ary Freitas Ribeiro, diretor da empresa. Por isso, na SM Peças de Empilhadeiras, alguns cuidados são observados diariamente, entre eles, verificação, antes do início das operações, de itens como nível de água do radiador, níveis de óleos hidráulico e motor e da água da bateria e buzina. Já quando realizada a manutenção preventiva, os principais itens analisados são, na parte de motor, filtros de ar, de óleo motor, tampa distribuidor, jogo de cabos velas, velas, correias, mangueiras do radiador e nível da água do radiador; no sistema direcional: cilindro, pinos, rótulas e rolamentos; no sistema motriz: sistema do freio e cabos freios, enquanto na torre, há verificação visual de todos os componentes, como mangueiras, polias, roldanas, cilindros e correntes. Após revisão completa, a empilhadeira é lavada e lubrificada.